quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Turismo, cultura, olimpíadas.

Caros amigos,

Além de ler, analisar e compreender, chegou a hora de escrever!!! Desta vez nosso encontro não vai ser presencial, mas isso não é problema. O importante é gerar proximidade: virtual ou real. Como combinado, hoje nosso compromisso é com as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Para tanto, solicito que vocês façam um passeio pela internet e  possam encontrar notícias relevantes sobre o assunto em discussão. Minhas sugestão é que visitem os grandes portais de notícias : UOL, TERRA, GLOBO em seus específicos ambientes de discussão de esportes e de Turismo. Depois, postem um comentário no qual vocês respondam: Para o turismo brasileiro, quais os impactos da realizaçãodas Olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro?

Boas leituras e análises,

Marcilene

13 comentários:

  1. Os impactos se divedem em ruins e bons.

    Os ruins será que a população não está apta para receber tantos turistas, precisamos fazer com que o Governo veja isso e faça uma conscientização com a população local, outro ponto negativo é com a poluição tanto sonora, visual e ao meio ambiente.

    Já os pontos positivos são inumeros... Um deles é o crescimento da economia, fazendo com que tenha um giro no dinheiro estrangeiro. Outra coisa é que o Turismo esteja em evidência fazendo com que os estrangeiros e a população brasileira se conscientize e comecem a viajar mais dentro do nosso país tão rico em belezas naturais e culturais.

    Tassiela Souza

    ResponderExcluir
  2. Globo.com : Governo considera criar programa de segurança e cidadania para Olimpíadas
    Ministro da Justiça, Tarso Genro diz que Pronasci teria como objetivo garantir a realização pacífica dos Jogos no Rio de Janeiro em 2016

    Acredito que para o Turismo Brasileiro será benéfico a realização das Olimpíadas no Rio. A grande concentração será na cidade Sede, mas vejo com grandes possibilidades de alguns outros estados próximos aproveitarem a permanência de turistas. Para o Rio de Janeiro, os grandes investimentos serão com certeza um " progresso " para o esporte na cidade, que aproveitará os locais e instalações para o seu desenvolvlmento. Como um impacto positivo vejo também a movimentação nos Hoteis da capital e da cidade em geral. Hoteis e restaurantes, bares e comércio em geral, e a finança do Rio em geral. Financeiramente o resultado tende a ser produtivo e positivo. Segurança é a única coisa que me preocupa, tenho certeza que também investimentos para a segurança de todos em geral será disponibilizada, mas sempre temos que pensar que tudo pode acontecer. A população do Rio está em festa e, pelo pouco que percebi na última visita na Cidade, todos estão anciosos, em qualquer lugar do Rio. Mas mesmo assim é sempre bom estar atento.

    José Roberto Limongi - 3 Ano turismo

    ResponderExcluir
  3. A olimpíada na cidade do Rio de Janeiro será de grande importância para o turismo nacional, pois não só a cidade cede receberá turistas, como também locais com infraestrutura preparada e qualificada para receber a demanda.
    O turista estrangeiro que vier para as olimpíadas com certeza irão visitar lugares famosos do Brasil. Com isso, é de grande importância que todos estejam preparados para tal acontecimento. O que já deve estar preparado para a copa de 2014.
    Segundo afirmou em nota Jeanine Pires, presidente da Embratur, “a realização dos Jogos Olímpicos, antecedidos por uma Copa do Mundo de Futebol (em 2014), além de um enorme legado de infraestrutura que tem impacto direto no turismo, significará pelo menos quatro anos de uma mega campanha publicitária, que transformará a imagem do país”. A Embratur espera um aumento de turistas no Brasil na ordem de 10% a 15% em relação ao ano anterior aos Jogos Olímpicos.
    Enfim, o Brasil estando preparado para tal acontecimento para tais acontecimentos, com certeza será uma grande divulgação para quem ainda não conhece nosso País, assim vindo mais turistas e deixando lucro.

    ResponderExcluir
  4. Parece que quando o assunto e olimpiadas e Rio de Janeiro, as lanternas das noticias so tem um foco: seguranca. Embora nosso olhares inegavelmente voltem para questoes como trafico de drogas, violencia e desvios de dinheiro por nossos politicos; os jogos olimpicos sao uma boa oportunidade para refletir sobre o turismo desenvolvido na regiao.
    Apos algumas buscas (usando o “Dr. Google e claro) encontrei um site que fez alguma mencao a respeito da tematica proposta (vide: http://www.olimpiadas.etc.br/ministerio-turismo-comemora-olimpiadas-rio-2016-e-espera-investimentos-de-288-bilhoes-de-reais.html).
    Bem , e de se esperar que o turismo cresca e muito com o advento olimpico. Sao esperados investimentos altos, algo em torno de 28,8 bilhoes de reais. Para o turismo brasileiro nao e possivel fazer estimativas, mas e certo que a cidade maravilhosa entrara de vez na rota do turismo mundial, antes e depois do envento, o que significara geracao de empregos e uma possivel melhoria na qualidade de vida dos seus moradores, claro que se pensarmos a longo prazo, afinal, ha muito que fazer, no que diz respeito a melhorias na infraestrutura, para que a cidade maravilhosa seja definitavemente um lugar internacionalmente visitavel.

    Ricardo Augusto de Souza.

    ResponderExcluir
  5. Sobre as Olimpíadas muitos comentários foram tecidos, com ênfase na segurança, é claro, todos se perguntam: e agora, como o Rio vai contornar sua fama de lugar sem segurança que foi espalhada no Brasil e no mundo.
    Os principais portais (uol, Globo) noticiam sobre os jogos por meio de diversas perspectivas. Artigos discutem sobre a dificuldade de se sediar um evento tão importante para o qual todos os olhos estarão voltados; muitos ainda comparam os jogos Pan-Americanos organizados no Brasil e acreditam na capacidade do país; algumas notícias relatam sobre a alegria que os cariocas sentiram ao saber das Olimpíadas no Rio e veem nos jogos uma oportunidade econômica, enfim, inúmeras considerações foram e são feitas, e a principal delas refere-se ao aspecto positivo: o turismo ganhará força estrondosa e, consequentemente, a vida social, econômica... será beneficiada.

    Viviane Dinês de O. Ribeiro

    ResponderExcluir
  6. Depara-se com muitas críticas sobre a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil que giram em torno da corrupção e do mau uso do dinheiro público. Claro que haverá escândalos, mas isso há em qualquer país e não justifica a rejeição de um paía ou cidade a ter como sede de grandes competições.
    A promessa de prosperidade não é apenas para o estado do Rio, mas lendo as manchetes na internet segundo as pesquisas irá gerar mais encomendas de produtos de outros estados. E, por isso, as previsões de emprego, salários e arrecadação de impostos são de crescimento para todo o Brasil.
    No turismo, claro que vai aumentar, a preocupação maior é o numero incalculável
    de turistas e o atendimento aos turistas estrangeiros, considerados mais "exigentes", será necessário investimento em qualificação profissional e infra-estrutura.
    Entretanto, como a característica marcante do nosso povo é a perseverança e o otimismo, como por exemplo, na frase famosa “sou brasileiro e não desisto nunca”, estou certa que vamos encarar nossos desafios com seriedade e, em um futuro próximo, os nossos receios darão lugar a certeza que os jogos olímpicos de 2016 serão os melhores da história. Sou brasileira e não desisto nunca, sou otimista ! É isto que espero.

    ResponderExcluir
  7. Se formos pensar em simplesmente responder a pergunta postada no blog sobre os impactos no turismo brasileiro, da realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro, a resposta será uma única, sendo totalmente positivista, de que o desenvolvimento nesse setor será extremamente importante,de que os investimentos abrirão as portas do país, não só da cidade do Rio de Janeiro, a geração de novos campos de trabalho e o desenvolvimento do comércio serão indiscutíveis. Mas ainda resta uma dúvida, quando se fala em Rio de Janeiro, temos sempre que levar em consideração se será possível que tudo transcorra de maneira tranquila, sem problemas de violência, pois Rio de Janeiro, nestes últimos tempos é sinônimo de perigo, há uma guerra instaurada ali sem precedentes, parece incontrolável, há uma incapacidade de fazer mudanças no campos social para que os indivíduos tenham em mente a importância de tamanho evento, portanto, para o turismo será muito positiva a vinda dos jogos olímpicos para o Brasil, mas será que os turistas estrangeiros estarão seguros? Os organizadores terão que desenvolver várias estratégias para a proteção da integridade física de um número muito grande de pessoas, pois o mundo todo estará com os olhos voltados para o Brasil, e qualquer problema que surja, repercutirá diretamente em todos os setores econômicos e sociais do país.

    ResponderExcluir
  8. De acordo com os comentários da presidente da Embratur, Jeanine Pires, a escolha do Rio como sede das olimpíadas trará otimas consequências para o Brasil; pois esse será o primeiro evento, de grande porte, realizado na Am. do Sul. Entendemos assim, que será uma oportunidade de mostrar a nossa história e a cultura brasileira, como destino de turismo, negócios e eventos.. Além do mais, os turistas que vierem para as Olimpíadas, poderão aproveitar paa viajar pelo Brasil; acionando a economia brasileira, já que o turismo movimenta outros setores.
    Espera-se também que haja ampliaçao da rede hoteleira e a oferta de quartos para visitantes, porque aportarão na cidade seis cruzeiros marítimos,para os quais serão reservados 8,5 mil dos 48 mil quartos previstos.
    É fato que, os Jogos Olímpicos serão antecididos por uma Copa, que proporcionará um enorme legado de infraestrutura e impacto direto no turismo.
    Ressaltamos também alguns pontos negativos, como o da violência. para este, no entanto,há o projeto de trabalho de inclusão social para jovens carentes e a abordagem da polícia comunitária. Ambos com a missão de diminuir a violência e conscientizar a população. Outro ponto negativo relevante é que as olímpíadas no Rio, poderão encarecer os pacotes turísticos, devido à alta demanda, o que impedirá a participaçao dos brasileiros de menor renda. A solução é de viajar antes ou depois... porém com destino pré-estabelecido, pois com o grande markenting conheceremos melhor o nosso proprio país.
    Angelita

    ResponderExcluir
  9. Os impactos poderão ser inúmeros tanto bons quanto ruins, proporcionados por este evento que possui uma repercução mundial. O Brasil precisa transmitir uma imagem positiva dentre toda esta propaganda que esta sendo transmitida em todo mundo e no próprio evento, para isto o Brasil necessita investir em educação, cursos profissionalizantes, de idiomas, de hospitalidade e até uma mudança cultural no sentido de educar os Brasileiros no receptivo dos turistas além disso a melhora na segurança e na infra – estrutura nas cidades(melhoria nas ruas, sinalização turística, meios de transporte, shoppings, meios de hospedagem, alimentação.) assim estes impactos positivos melhorarão substantivamente a qualidade de vida dos brasileiros.
    O Brasil por ser um país subdesenvolvido sofre preconceito sendo tachado como um país sem condições de sediar eventos de escala mundial com toda esta propaganda em cima do país nós somos focados em tudo o que acontece, por ventura acontece coisas ruins o que é comum em todos os lugares mas quando o foco é o Brasil acaba trazendo uma series de imagens ruins diminuição da procura pelo destino por causa desta propaganda inútil, diminuindo a procura pelo turismo no Brasil causando impactos muito negativos;
    Tudo isso dependerá de planejamento um planejamento consistente viável do governo federal que poderá trazer impactos positivos, desde já é necessário investir no Brasil para que ele não transmita uma imagem ruim principalmente da violência e tráfico para não causar esta imagem que os ex – concorrentes que queriam cediar a copa e as olimpíadas tanto querem.

    ResponderExcluir
  10. Veremos até 2016 um show de promessas a um povo desfalecido ideologicamente com seus políticos, uma mega infraestrutura publicitária que impactará o turismo aumentando a vinda de turistas ao Brasil em 15% (segundo a Embratur), e a uma falta de transparência no uso do dinheiro que tem como destino o investimento de melhorias na cidade.
    É claro que haverá progressos como aumento de empregos, nos investimentos destinados à capacitação do capital humano, por exemplo, curso de inglês e espanhol para atender melhor o turista, e os lucros esportivos que elevaram nossos atletas a crescerem e mostrarem o quanto são bons para o Mundo.
    Mas, o que fica em nossas mentes é quão bom seria se este legado continuasse para nossa juventude e atletas, o quanto destes $ 30,7 bilhões previstos no orçamento retornarão como legado à população.
    Apesar do aumento do turismo, dos bons olhos que teremos com os “gringos”, não seria mais bem usado o dinheiro para as questões urgentes da saúde e educação?

    Natália Notarnicola Mitherhofer

    ResponderExcluir
  11. Lendo os comentários já postados, percebi que é inevitável não falar de impactos que não sejam da área do turismo, uma vez que sejam eles políticos, sociais, culturais, financeiros ou de segurança, todos irão refletir para o sucesso – ou não – turístico que esse evento trará ao Brasil. Lendo algumas notícias sobre o assunto, achei interessante uma comparação feita por Luiz Romero, coordenador da pós-graduação em marketing da ESPM-RJ: “É como uma grande loja no shopping, onde todas as outras pequenas lojas também se beneficiam.” (www.abril.com.br/noticias/esportes/rio-2016-copa-promete-aquecer-mercado-brasileiro-579344.shtml). Com um bom planejamento, todos os ligados aos setores do turismo terão bons resultados. Quanto à violência, vocês já perceberam que em grandes festas e eventos que o Rio sedia, parece que ela dá uma trégua e o Rio vira efetivamente a cidade maravilhosa? Acho que tem relação com o que a Viviane comentou sobre a alegria dos cariocas em sediarem um evento tão importante... Posso até estar sendo otimista demais, mas acredito que os impactos para o TURISMO serão muito positivos. Agora, desvio de dinheiro, projeção política, blá, blá, blá fica para uma outra discussão.

    ResponderExcluir
  12. Olimpíadas rio 2009
    É, realmente esse assunto ainda vai ter muito pano pra manga. Como foi sugerido pela Marcilene dei um “rolê” pelos artigos e notícias sobre o assunto e encontrei informações e opiniões bastante pertinentes, sobre minha ótica. Selecionei alguns destes textos e vou deixar os links nesse meu comentário.
    Como sou uma pessoa um pouco desacreditada quando se trata de políticas públicas no Brasil, não estou muito otimista em relação aos impactos turísticos que as Olimpíadas irão exercer No Rio de Janeiro.
    O Povo do Brasil em si, é muito otimista do tipo “sou Brasileiro e não desisto nunca”, mas não estamos vivendo numa novela de Manoel Carlos, onde o fundo musical é só bossa nova e as únicas paisagens são as praias, o Cristo e o corcovado. O Rio hoje vive numa guerra civil absurda, a verdadeira realidade são os barulhos de tiros e explosões, e imagens como ônibus carbonizados e manchas de sangue de inocentes. Sem contar é claro, da falta de estrutura da cidade e a corrupção!
    Agora eu pergunto, qual será a realidade que a “cidade maravilhosa” vai mostrar para os turistas daqui 7 anos? Será que eles terão aulas de como se comportarem diante de um assalto?
    Mas tentando ver com os olhos dos meus patriotas, digo que realmente temos bons projetos para que a Olimpíada tenha um impacto muito positivo para a cidade. Afinal muitos empregos surgirão, muitas obras acontecerão e com isso melhoria para a cidade e o povo.

    http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2009/10/06/rio-as-olimpiadas-a-violencia-767933193.asp

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/0,,MUL843884-9645,00-RIO+GANHA+APOIO+DE+SETOR+HOTELEIRO.html

    http://oglobo.globo.com/rio/rio2016/mat/2009/10/02/rio-2016-cidade-tem-metade-dos-quartos-no-padrao-de-hotelaria-aceito-pelo-coi-767894485.asp

    http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2009/11/04/urubus-atras-da-carnica-da-copa-da-rio-2016-914599528.asp

    ResponderExcluir
  13. Será que estamos prontos?
    Assim como a Marcela, não consigo ser muito otimista em relação aos impactos positivos da vinda de um evento esportivo mundial ao Brasil. Principalmente ao Rio de Janeiro. Percebo um entusiasmo frenético natural do povo fluminense e, principalmente, da classe política carioca, que acredito eu, estejam entusiasmados com a “proliferação” das obras de engenharia e do conseqüente “rio de dinheiro” lícito e ilícito que transita em obras públicas no Brasil.
    Outro ponto que merece atenção, além da segurança (o obvio!), é a capacidade hoteleira da cidade. Em recente entrevista no site O GLOBO, um representante do COI se mostrava apreensivo por verificar que as obras para a instalação de mais 10 hotéis de luxo estão atrasadas mais de 6 meses. Atualmente, a rede hoteleira existente não tem condições de recepcionar nem a demanda interna com os congressos e convenções só das empresas brasileiras. O que vai ser se os turistas e imprensa internacional ficarem mal acomodados ou brigando nas portas de hotéis por uma vaga? Será que estamos prontos?

    Telma Marcondes

    ResponderExcluir