sábado, 17 de outubro de 2009

A leitura no hipertexto e o ambiente escolar.

O que preocupa muitos educadores nos nossos dias é: como formar para esse novo ambiente de leitura, o virtual?  Será a escola um espaço "preparado" para discutir temas como leitor navegador ou saltador, escrita coletiva?

Talvez o início da discussão deve ser o conhecer experiências de utilização do hipertexto como ferramenta para a promoção da gestão segura de informações e da leitura interativa. Para tanto, listo como sugestões para o conhecimento de vocês alguns sites que considero provocadores. Para começar, apresento sites sobre o assunto "Literatura", um assunto, às vezes, considerado "sagrado" por nós. Será que a literatura ou o assunto literatura na internet deixou de ser "sério"? Vejamos:

http://www.literaturavirtual.com.br/?link=inicial
http://vbookstore.uol.com.br/nacional/
http://www.bibvirtuais.ufrj.br/literatura/ (atenção para o item Criação Online)

12 comentários:

  1. Professora, passei bom tempo "admirando" os sites que foram indicados... Achei-os ma-ra-vi-lhoo-soos...; principalmente o da criação online- Ângela Lago- Certamente, irei indicá-los aos alunos- o dos provérbios- pois, já queria trabalhar isto com eles, mas não sabia como, pois a biblioteca da escola possui mais livros didáticos antigos que de literatura, e a cidade, os alunos "nunca encontram tempo" para visitá-la.
    Um abraço. Angelita (UNITAU_PÒS)

    ResponderExcluir
  2. Josinéia diz:
    Nem todas as escolas públicas tem acesso ao mundo virtual, mas olhando para a nossa particularidade, Vale do Paraíba, muitas escolas tem o laboratório de informática, mas muitas vezes sem uso, pois a maioria dos professores não estão preparados para dar suas aulas usando as ferramentas atuais da internet. Com tantos sites interessantes sobre literatura deixa de ser necessário aulas expositivas usando somente lousa, giz e livros. É necessário mudar nossa metodologia para que o aluno leia uma obra literária por iniciativa própria e não somente para prestar vestibular. Pois muitos desses garotos não irão ter nem a oportunidade de prestar um vestibular.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O velho e bom livro...

    Dos sites apresentados, o que mais me chamou atenção foi o "Literatura Virtual", muito organizado é um verdadeiro passeio pela literatura brasileira. Mas eu ainda prefiro o velho e bom livro,composto de muitas ou poucas páginas, encadernados ou colados, com textos impressoos ou manuscritos, com imagens mas que me permite viajar para onde a história me guiar. Com um detalhe eu escolho a condição de embarque...

    Beatriz Cristina Gonçalves...

    ResponderExcluir
  5. A cada dia que utilizo o mundo virtual como fonte de pesquisa e entretenimento, tenho a certeza que a Literatura tera sempre o seu lugar de respeito na internet. Os sites escolhidos neste blog so reforcam a ideia de que a internet e um lugar livre e que existem trabalhos extremamente serios sendo desenvolvido nesse sentido.
    Pude baixar alguns livros que ainda nao tinha visto, so pelo prazer de "folhear" algumas paginas e ter minhas primeiras impressoes, coisas de um leitor "jumper", com a vantagem de nao precisar sair de casa. Acessei algumas aulas prontas extremamente bem produzidas e que tentarei usar em minhas aulas de Lingua Portuguesa a respeito de figura de linguagens. Acredito que nossos autores da semana de 22 teriam adorado experimentar o hipertexto para criar seus poemas online. Afinal, nao se pode negar este novo mundo que se descortina e e preciso tomar posse de toda ferramenta possivel a fim de tentar aplacar, se e que isso e possivel, a angustia de saber que nada se sabe...

    Ricardo Augusto de Souza.

    ResponderExcluir
  6. A literatura, para muitos alunos, parece desinteressante. Sempre há aqueles que nos perguntam por que têm de ler essa ou aquela obra de 18..., isso, porém, vem mudando e creio que seja com a ajuda do meio virtual. A literatura fica mais próxima de nós, temos acesso a livros completos, a comentários sobre eles. Além disso, existem sites realmente provocadores, como os citados pela senhora, principamente o "Literatura Virtual". Essas páginas "chamam" o leitor para navegar e mexer aqui e ali, como um "jumper" realmente.
    Observei também nesses sites que muita informação boa, confiável está disponível na internet, e para todos... isso era inimaginável anos atrás.
    A escola entra nesse palco como uma mediadora, como aquela que levará o aluno à autonomia, pois, diante de tanta informação, é preciso saber filtrá-las, escolhê-las, relacioná-las, "saltando" sim, mas com monitoração própria, com consciência dos caminhos que se está visitando na internet.

    Viviane Dinês de O. Ribeiro

    ResponderExcluir
  7. Esse novo mundo da internet me fascina cada vez mais, claro que não é fácil ser uma leitora saltadora, pois podemos perder informações valiosas ...
    Adorei o site indicado 'Literatura Virtual' , muito bom e a linguagem perfeita também aos estudantes (ensino médio ,por exemplo) .
    Como professora vejo a importância o oferecimento dessa possibilidade de interagir o computador com os alunos, pois vivemos numa era globalizada e o computador, a tela e o texto são recursos de que não podemos abrir mão na alfabetização, no letramento e em outros níveis da educação formal. Não utilizá-los pode representar exclusão de um contingente significativo de indivíduos da formação formal e informal. Infelizmente a realidade do nosso país não possibilita a maioria dos alunos e nem escolas a terem esse acesso, mas em nossa região sudeste e mais propriamente o Vale do Paraíba nos permite uma utilização maior. O numero de 'lan' que existem em diversos bairros esta crescendo cada vez mais e com isso a era informação e informatização estão de mãos unidas.
    E novamente reflito é preciso saber colher e filtrar todas as informações nesse meio virtual, para que não fiquemos nao somente perdidos mas principalmente com insegurança a tanta 'coisa'...e ficar com duvidas, ou melhor, não saber mesmo.

    ResponderExcluir
  8. A internet oferece uma gama muito variada de informações, os hipertextos nos fazem navegar pelos mais diversos conteúdos e acessar os mais diversos sites para conhecer melhor o mundo em que vivemos, porém à pergunta feita pela Senhora, professora, no comentário de abertura, sobre se a escola é um espaço preparado para se discutir temas como leitor navegador ou saltador, ou escrita coletiva, além da dúvida de como formar para esse novo ambiente de leitura, o virtual; não há ainda resposta. Digo isso porque como professora de uma instituição que se denomina informatizada, e, de verdade é, tecnológicamente avançada, não estou preparada para responder, aliás nem para preparar aulas realmente virtuais, o que faço, assim como todos meus colegas, é transportar nossas aulas teóricas para o power point, e quando muito fazemos um link com um video do youtube, sobre o assunto, mas não proporcionamos aos nossos alunos, aulas dentro do padrão do hipertexto, ou seja, não os levamos a fazer os links necessários para buscarem outras informações, aliás, nem temos essas informações, pois é um tema tão novo e as coisas vão sendo assimiladas no uso, que não refletimos sobre isso, não pensamos na estruturação de aulas realmente virtuais, às vezes nossos alunos nos dão shows de aulas virtuais e nem nos damos conta disso, portanto, nem escolas nem professores modernos ou até mesmo os pós-modernos estão preparados para o formar cidadãos conscientes da vasta possibilidade de sites riquíssimos como esses que você nos indicou, pois nem mesmo nós conhecemos a riqueza do mundo virtual. É isso ai...

    ResponderExcluir
  9. A internet é uma ferramenta muito importante para obtenção de conhecimento atualmente, porém existe a dificuldade de se conseguir conciliar o número de alunos com o números de micros nas escolas e o pouco conhecimento dos professores sobre esta ferramenta.
    Apesar das facilidades oferecidas pela internet é muito difícil manter ou mesmo direcionar o aluno para uma leitura específica, pois ele busca normalmente o mais fácil sem se preocupar com a verdade das informações ali contidas.
    Estamos no caminho certo procurando conhecimento e aprofundamento sobre está nova ferramenta, mas também sabemos que apesar da globalização e da atualização constante da tecnologia ainda há em nossa comunidade aqueles que estão excluídos do mundo digital, e isso é uma realidade muito próxima de nós.

    ResponderExcluir
  10. Atualmente, a internet se faz cada vez mais necessária em nossas vidas e mais presente também. A variedade de informações é algo impressionante. Porém, acredito que a maioria das escolas ainda não está preparada para utilizar esta ferramenta, pois muitas vezes elas estão apenas equipadas com computarores que não se adequam às necessidades requeridas para uma utilização plena deste aliado. Também acredito que os jovens de hoje ainda possuem dificuldades de concentração quando o assunto é sério ou quando encarado como uma obrigação escolar, fazendo deles leitores saltadores, abrindo janelas de sites mais prazerosos.
    A utilização da leitura no hipertexto é algo que está sendo adaptado e espero ver meus alunos utilizando a internet da melhor maneira possível.

    Valéria Silva

    ResponderExcluir
  11. Andréa Moreira Maximo dos Santos
    Leitura e Produção... Unitau-turma 2009

    Os sites indicados são muito interessantes e apresentam conteúdos literários sempre importantes para nós e nossos alunos. Porém, acredito que mesmo com essa variedade de opções, a maioria das escolas não estão preparadas para trabalhar a leitura nesse ambiente virtual. Exemplo disso é o colégio que trabalho em SJC, considerado um dos melhores da cidade, está muito longe de ser um espaço para um leitor navegador. As leituras realizadas são sempre em companhia do “bom” e “velho” amigo livro comprado nas livrarias e os trabalhos sugeridos para a pós-leitura, raramente, utilizam a internet como instrumento. Não julgo, de forma alguma, que a literatura na internet tenha deixado de ser tratada com seriedade, é preciso apenas identificar sites confiáveis, a exemplo, esses citados pela senhora. Utilizei ao longo desse ano, alguns recursos como scrapbooks, montagem de blogs e também algumas ideias com base no “Criação Online”. Como disse na primeira postagem, estou com a “jangada” e agora já começando a remar

    ResponderExcluir
  12. Por não ser professora consigo fazer um paralelo com a educação corporativa, ramo de minha atividade. As corporações, cada vez mais, têm utilizado da leitura virtual para transmitir conhecimento e informações para seus "Stakeholders". Proliferam os e-Learning sobre os mais diversos temas institucionais e de conhecimento específico. Entrento, observo que essa ferramenta, apesar de apresentar conteúdo com linguagem específica e rápida, não atinge uma parcela significativa dos funcionários da empresa: homens com mais de 40 anos e com somente o primeiro grau. Para esse público o mundo virtual ainda é território a ser desvendado e, por isso, o aprendizado não acontece em sua plenitude. Por esse fato as instituições têm optado por materiais gráficos como cartilhas e jogos lúdicos para conseguir conquistar atenção e adesão dessa população.

    Telma Marcondes
    Leitura e Produção de Gêneros Discursivos 2009

    ResponderExcluir