sábado, 20 de março de 2010

O leitor virtual: a aventura da leitura nos oceanos da internet II

Caros alunos,

O universo virtual não é feito só de portais de notícias!!! Há muitas outras possíbilidade, como: sites de relacionamento, blogs e games. E eles também são leituras possíveis para o leitor navegador.

Assim, nossa próxima "tarefa" será visitar alguns sites de jogos educativos, observá-los e comentar:
- esses jogos promovem atividades de leitura? Como?
- em que eles auxiliam na tarefa de ensinar?
- você utilizaria um desses em suas práticas educativas? Como?

link: http://www.infopedagogica.com.br/


Boas leituras e reflexões!

Marcilene Bueno

13 comentários:

  1. Augusto Cipro Carvalho20 de março de 2010 às 07:09

    No caso dos jogos matemáticos, a grande maioria não promove a atividade de leitura.

    Eles auxiliam mais chamando a atenção e o interesse dos alunos em determinadas matéria dentro da disciplina.

    Não utilizaria.

    ResponderExcluir
  2. Dora Resende
    O site promove a leitura virtual, é colorido, dinâmico e os alunos terão muita curiosidade para brincar no computador.
    Na tarefa de ensinar, eles auxiliam em uma aprendizagem mais dinâmica e divertida e nas nas minhas práticas educativas eu usaria sim o recurso, pois favorece a aprendizagem ; e levaria os meus alunos na sala de informática para "brincar" no site com o jogo que está de acordo com a matéria estudada na sala de aula para se tornar uma aula mais prazeirosa

    ResponderExcluir
  3. Como foi dito em classe, a leitura deve estar presente no educando, alguns desse jogos podem estimular o interrese quanto ao conteúdo, dependendo assim do educando o interesse pela aprofundamento dessa leitura.
    Utilizar esse jogos durante o cotidiano escolar, em sua maioria, é impossivel, tendo em vista que as escolas não tem suporte para realização dessas atividades, porém se os tivesse utilizaria-as, pois é uma maneira diferente de trabalhar diferentes conteudos, estimulando não só a leitura como a parendizagem do conteudo determinado.
    Natália Dias.

    ResponderExcluir
  4. Reinaldo Monteiro satiro
    os jogos matematicos priorizam o raciocínio e não á leitura,dessa forma não estimulam a leitura apesar de que para realizarmos as tarefas temos que ler atentamente as regras o não deixa de ser uma forma de leitura.

    ResponderExcluir
  5. Os jogos podem sim promover a leitura, no caso por exemplo do Arte & Matemática que é um dos jogos disponiveis, além de promover a leitura com fatos históricos e explicativos ainda nos dá a chance de interagir, fazendo algumas atividades.Esse é apenas um exemplo mas em geral os jogos promovem a leitura mesmo que seja a leitura de suas regras. Eles podem nos auxiliar nas aulas pois esse é um tipo de atividade que desperta o interesse do aluno, em geral, o computador sempre desperta interesse por parte dos jovens, já utilizei e obtive bons resultado mas é necessário ter cuidado para que o aluno não se disperse e fique a fazer outras coisas diferentes das que foram propostas para a aula. As vezes um instante livre pra que elas vejam também o que tem vontade pode ser bom.

    André Leite de Souza

    ResponderExcluir
  6. O site da parte dos jogos matematico é bem elaborada em algumas delas aparecem varios conceitos principalmente na relação de Pitagoras.
    O site é muito interessante podendo ser trabalho na sala de informatica aplicado antes ou depois da aula prática.

    Paulo Lage

    ResponderExcluir
  7. Achei muito interessante esse site dos jogos, eu utilizaria porque acredito que facilitaria no entendimento da matéria por parte dos alunos já que as páginas são bem coloridas e de fácil navegação. Um modo divertido de aprender!

    Itamar

    ResponderExcluir
  8. Reinaldo Monteiro Sátiro20 de março de 2010 às 07:33

    muito interessante os jogos,porém no que diz respeito a atividades de leitura os jogos matemáticos ficam à desejar, apesar que tem um de proverbios que tem-se que descobrir as letras certas,o que mais parece atividade de lingua portuguesa.muito legal.

    ResponderExcluir
  9. Esses jogos promovem atividades de leitura. Só de o usuário tentar entender o processo já faz uma leitura com olhar.
    O mais chama atenção nas pessoas hoje é maneira lúdica das coisas aparecerem na nossa vida, entendem e interpretam melhor os assuntos.
    Hoje o computador uma ótima ferramenta e bom profissional da área da educação não pode ficar longe deste meio e com toda certeza também não poderia ficar de fora.

    ResponderExcluir
  10. Os portais educativos auxiliam e muito no trabalho do professor, porque os alunos ficam motivados e interessados a efetuar e interpretar as atividades propostas nos jogos. E quando damos jogos os alunos aprendem brincando, porém em algumas escolas não há computadores e quando há não tem acesso à internet, por isso dificulta e muito a tarefa de ensinar na era digital.

    Yali Nogueira

    ResponderExcluir
  11. Os jogos de uma maneira geral trazem um manual que contém as suas regras próprias e deve ser lido para que se compreenda a utilização do jogo, além disso eles possuem símbolos gerando assim a leitura simbólica.
    A utilização de jogos torna a compreenssão dos assuntos mais agradável por ser uma atividade mais dinâmica e participativa, tendo como maior interesse os jogos de competição/pontuação.
    Eu utilizaria esses recursos com meus alunos, pois acredito que tornam a participação nas aulas mais interessante, tomando sempre o cuidado de trabalhar os jogos de acordo com o conteúdo ensinado, pois o jogo deve fortalecer ou até mesmo introduzir um conteúdo.

    Mariana Capucho

    ResponderExcluir
  12. Os jogos pedagógicos são de suma importância na pratica docente.Através deles podemos trazer o aluno para mais perto de nossos sonhos.
    O jogo tira o aluno da posição de receber,para a posição de promover o conhecimento.E assim nos trazem a mais pedrosa arma que muda a idéia de nossos antepassados “não e possível aprender ler ou a contar com essa bobagens”.
    No começo eu era mais não usava jogos por medo(do fracasso).Hoje busco neles um forma de tirar um sorriso dos alunos e meu.

    Rodolfo maximo

    ResponderExcluir
  13. Os jogos matemáticos podem estimular a aprendizagem em todos os aspectos, pois desperta no aluno a criatividade, raciocínio, o trabalho em equipe e principalmente uma maneira divertida de aprender.
    Hoje com essas tecnologias um bom profissional necessita dessas ferramentas para transformar sua aula mais interessante e divertida.
    James Francisco

    ResponderExcluir