sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

E a comunicação, o que é? Para que serve? Em que me é útil?

Vamos começar "movimentando" um pouco mais nosso conhecimentos sobre a comunicação. Até porque quando escrevemos sobre um assunto - e não só nele pensamos - insta-la uma clareza mais definitiva em nós sobre as ideias.

Deste modo, ofereço vários links com interessantes textos sobre comunicação, sobre a utilização da comunicação pelo profissional, sobre estratégias para melhorarmos nossa comunicação, sobre textos e comunicação.

Façamos uma leitura concentrada deles e, depois, no espaço para comentários, vamos deixar registrada nossa opinião sobre cada um deles.

Estou esperando para ler e comentar suas participações!

Boas reflexões!

Marcilene Bueno

http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/manual-comunicacao-eficiente-484442.shtml
http://portal.cjf.jus.br/cjf/banco-de-conteudos-1/o-processo-da-comunicacao/at_dowload/upload
http://www.metodista.br/ppc/anuario-unesco/anuario-unesco-10/processo-da-comunicacao/

18 comentários:

  1. Caros colegas e alunos:

    Comunicação é "a alma do negócio". Do nosso negócio - a docência. Por isso, cada vez mais acredito no investimento que fazemos para melhorar nossa capacidade comunicativa. Investimento como as leituras que agora faremos e os posteriores comentários.

    É o exercício que vai nos levar a melhorar a qualidade comunicativa.

    Boas reflexões!!!!

    Marcilene Bueno

    ResponderExcluir
  2. a aula sobre comunicação será de grande ajuda em minha vida profissional daqui para frente

    ResponderExcluir
  3. aula de comunicação escrita e leitura

    ResponderExcluir
  4. No dia de hoje a aprendizagem com a comunicação oral e escrita me fez pensar sobre a importância de que só saber teoria não é suficiente para um docente e a comunicação oral é essencial para trazer sucesso na carreira e como comunicador que atua na sala de aula a comunicação oral traz benefícios e atinge nossos objetivos. Maria Auxiliadora

    ResponderExcluir
  5. A comunicação oral deve ser para o professor um instrumento de constante aprimoramento.

    Mariana.

    ResponderExcluir
  6. iai james cinco prefituras

    ResponderExcluir
  7. A comunicação é a ferramenta mais importante na vida do ser humano, pois é por meio dela que trocamos informações, transmitimos nossas intenções, sentimentos, emoções, desejos e conhecimentos.
    Comunicar é ter habilidade de relacionar-se, ela tem sido o motor do progresso e da evolução, pois através da comunicação é que transferimos nossos conhecimentos nas vitórias, experiências, fracassos, derrotas e conquistas.
    Enfim, tudo gira em torno da comunicação, tornando-a importantíssima para as nossas vidas.

    James Francisco 04/03/2010

    ResponderExcluir
  8. Comunicação

    A comunicação, entendida como algo que um indivíduo concebe, codifica e emite intencionalmente para obter de outrem uma reação, estabelecendo-se entre ambos um intercâmbio de sentimentos e idéias orientadoras de sua conduta em determinada situação. (Luiz Beltrão)
    E para quem pretende ter sucesso no trabalho ou em outro lugar é essencial ter uma boa comunicação tanto verbal como corporal.
    Para ter uma boa comunicação verbal você tem que adaptar o seu discurso para a faixa etária, formação e interesses e expectativas do ouvinte. E também para ter uma comunicação eficiente um item primordial é saber ouvir e entender o que os outros estão dizendo com atenção e paciência.
    Na comunicação corporal fique atenta no tom de voz, a postura, a gesticulação ou mesmo na atitude, pois estes ingredientes como outros é importante na comunicação interpessoal.
    Enfim, a comunicação é uma ferramenta imprescindível em nossas vidas.

    Yali Herme Soares Nogueira

    ResponderExcluir
  9. A Comunicação é uma arte em que o emissor precisa sensibilizar o receptor para que a troca de informação seja aproveitada pelos dois lados.

    Itamar Noronha

    ResponderExcluir
  10. A comunicação deve ser algo capaz de melhorar nossa qualidade de vida.
    Devemos estar sempre atentos ao nosso ouvir para que possamos compreender corretamente o que nos é transmitido, tendo em vista que para falar bem é preciso saber ouvir.
    Nos nossos ambientes: de trabalho e familiar, precisamos perceber as pessoas ao nosso redor para avaliar o que e como falar, a fim de obter uma comunicação satisfatória.
    Comunicar-se bem é viver bem.

    Mariana Capucho

    ResponderExcluir
  11. A comunicação é um processo que envolve troca de informações,ela é essencial para nossa vida. É necessário que se tenha um grande cuidado com o modo como nos comunicamos com as outras pessoas, é preciso saber se essa troca de informações está sendo feita de maneira satisfatória para que se consiga atingir os objetivos pretendidos.

     André Leite de Souza 

    ResponderExcluir
  12. Os textos mostram de uma maneira muito rica que devemos dar muita importãncia a comunicação e tomar diversos cuidados para não cometer erros graves em detrimento à informação que queremos passar. Nós professores temos que nos preocucar com a maneira que nos expressamos para não causar nos alunos nenhum entendimento diferente daquele que queremos transmitir e assim podemos dar nosso recado com maestria pois é isso que se espera de um bom professor.

    Reinaldo monteiro Satiro

    ResponderExcluir
  13. Os textos sobre comunicação complementam a aula do dia 27/02, onde muitos conhecimentos sobre este assunto foram adquiridos.
    È através da comunicação oral, principalmente, que o nosso trabalho está voltado, e se não a tivermos torna-se inultil todo conhecimento teórico. Afinal, é através da comunicação, feita com clareza que consiguimos atingir o objetivo central da docência, que não é apenas formar e sim IFORMAR o educando.
    Natália Dias

    ResponderExcluir
  14. Os textos são de muitíssima importância para a pratica da docência,o texto Manual de comunicação fala uma das competências que em meu ver é uma das mais importantes, saber escutar.Este mesmo texto também nos da um outra informação,que os gestos dizem muitas vezes mais do que palavras.
    Estes textos me deram uma “luz” pois temos que ter cuidados especiais com nossa comunicação pois outros pessoas podem não entender nossas idéias.(temos que buscar o discurso certo) A comunicação não é um processo solitário,e com essa pratica intervimos no mundo.
    Como diz Luiz Beltrão a comunicação e um jogo de inda e volta.

    Desculpe pela demora Rodolfo Maximo

    ResponderExcluir
  15. O texto fala sobre a comunicação, ela é muito importante para qualquer area profissional, principalmente na area de educação, nenhum ser humano consegue sobreviver sozinho sem se comunicar com outra pessoa tanto na parte verbal, escrita ou de sinais.

    Paulo Lage

    ResponderExcluir