Caríssimos,
Estamos de volta para mais uma fase de discussões. Desta vez vamos focalizar as "perigosas" relações entre a docência e o letramento digital. Para tanto, precisamos discutir sobre nossa própria inserção - e conforto - no contexto digital.
Você está convidado a refletir sobre esse tema, realizando as atividades da lista no final do post ou criando um blog (que discuta leitura em ambiente digital, hipertexto e educação, identidade docente e letramento digital) em que possa expôr o que pensa. Para auxiliá-los, ofereço um texto básico sobre o assunto. Para ler basta clicar em http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Antonio-Carlos-Xavier.pdf
Grande abraço e boas viagens e leituras na rede,
Marcilene Bueno
ATENÇÃO: O PRAZO FINAL PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES OU APRESENTAÇÃO DO BLOG É 20 DE JULHO DE 2011.
Lista de Atividades:
1. Resenha do ensaio "IDENTIDADE DOCENTE NA ERA DO LETRAMENTO DIGITAL: ASPECTOS TÉCNICOS, ÉTICOS E ESTÉTICOS";
2. Itinerário de consultas, ou seja, para cada um dos endereços oferecidos a seguir, redija uma impressão crítica (pontos positivos, negativos, dúvidas, destaques, comentários e outros) e associe o espaço visitado com o tema da prática de leitura no espaço virtual, isto é, relate a experiência que teve na leitura de hipertextos.
- http://www.iel.unicamp.br/
- http://www.museuimperial.gov.br/
- http://www.cronopios.com.br/site/default.asp
Espaço para discussões a respeito de Linguagem, especialmente sobre escrita e leitura no ambiente virtual.
segunda-feira, 20 de junho de 2011
sábado, 11 de junho de 2011
REFLEXÕES E DISCUSSÕES SOBRE LETRAMENTO DIGITAL
Após as leituras e as reflexões que você fez, pense e responda em seu comentário:
1. Que posturas (aceitar, rejeitar, refletir, ignorar...) deve ter um profissional, hoje, em relação ao letramento digital?
2. Haverá uma nova forma de pensar a partir do ambiente digital?
3. O que a escola básica no Brasil e o ensino superior estão fazendo, segundo seus conhecimentos, em relação ao letramento digital?
Espero a participação de todos vocês,
Marcilene Bueno
1. Que posturas (aceitar, rejeitar, refletir, ignorar...) deve ter um profissional, hoje, em relação ao letramento digital?
2. Haverá uma nova forma de pensar a partir do ambiente digital?
3. O que a escola básica no Brasil e o ensino superior estão fazendo, segundo seus conhecimentos, em relação ao letramento digital?
Espero a participação de todos vocês,
Marcilene Bueno
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Letramento, Fronteiras e Cultura Digital
Um dos mais notáveis institutos de pesquisa linguística no Brasil - IEL - também tem se dedicado ao estudo do letramento na cultura digital. Em seu site podemos encontrar inúmeras publicações sobre o assunto e seus desdobramentos.
Visitem e constatem:
http://www.iel.unicamp.br/projetos/lfcd/publicacoes.php
Visitem e constatem:
http://www.iel.unicamp.br/projetos/lfcd/publicacoes.php
Letramento Digital
Novas discussões têm surgido, nos últimos anos, em virtude do desenvolvimento da cultura digital. Inclusive, um assunto dos mais discutidos é o do letramento digital. Autores como Magda Soares e Antonio Carlos Xavier o tem discutido, em virtude de novos olhares e posicionamentos que deve ter o professor para a preparação dos leitores do século XXI.
Para que possamos entender melhor e refletir sobre tal questão, indicamos as leituras abaixo:
http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf
http://www.revistaconecta.com/destaque/edicao04.htm
http://projetolfcd.wordpress.com/
Para que possamos entender melhor e refletir sobre tal questão, indicamos as leituras abaixo:
http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf
http://www.revistaconecta.com/destaque/edicao04.htm
http://projetolfcd.wordpress.com/
Assinar:
Postagens (Atom)