Caros alunos,
O universo virtual não é feito só de portais de notícias!!! Há muitas outras possíbilidade, como: sites de relacionamento, blogs e games. E eles também são leituras possíveis para o leitor navegador.
Assim, nossa próxima "tarefa" será visitar alguns sites de jogos educativos, observá-los e comentar:
- esses jogos promovem atividades de leitura? Como?
- em que eles auxiliam na tarefa de ensinar?
- você utilizaria um desses em suas práticas educativas? Como?
link: http://www.infopedagogica.com.br/
Boas leituras e reflexões!
Marcilene Bueno
Espaço para discussões a respeito de Linguagem, especialmente sobre escrita e leitura no ambiente virtual.
sábado, 20 de março de 2010
O leitor virtual: a aventura nos oceanos da internet I
Caros amigos,
Faremos, hoje, uma sessão de leitura virtual. Isto é: navegaremos, pularemos por vários destinos de leituras, exercitando nossa habilidade de ler.
Para começar, ofereço três diferentes portais de notícia em peço que leiam para, posteriormente, opinar: quais são suas facilidades e dificuldades para realizar a leitura de hipertextos (leitura na internet)? Do que gosta mais? Do que menos gosta? Há diferenças entre os portais? Quais?
Boas leituras e boa atividade.
O globo: http://oglobo.globo.com/
Folha de São Paulo: http://www.folha.uol.com.br/
O Estado de São Paulo: http://www.estadao.com.br/
Faremos, hoje, uma sessão de leitura virtual. Isto é: navegaremos, pularemos por vários destinos de leituras, exercitando nossa habilidade de ler.
Para começar, ofereço três diferentes portais de notícia em peço que leiam para, posteriormente, opinar: quais são suas facilidades e dificuldades para realizar a leitura de hipertextos (leitura na internet)? Do que gosta mais? Do que menos gosta? Há diferenças entre os portais? Quais?
Boas leituras e boa atividade.
O globo: http://oglobo.globo.com/
Folha de São Paulo: http://www.folha.uol.com.br/
O Estado de São Paulo: http://www.estadao.com.br/
Pesquisa Retratos da Leitura
Caros alunos,
Muitos vezes cultivamos informações incorretas sobre alguns fenômenos, somente por "ouvir dizer". É o que acontece com a leitura. Sempre ouvimos: brasileiro não lê, brasileiro não gosta de ler, brasileiro não compra livro. Será mesmo verdade??
A pesquisa "Retratos da Leitura", entre muitas outras respostas, nos oferece dados confiáveis sobre os percursos de leitura do brasileiro. Uma leitura desse texto é bastante reveladora e nos ajuda a conhecer melhor o que pensam os brasileiros sobre a leitura para, como professores, podermos atuar de maneira mais segura, tendo em vista um trabalho que beneficie a atividade leitora.
Boas leituras e reflexões!
http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/dados/anexos/48.pdf
Muitos vezes cultivamos informações incorretas sobre alguns fenômenos, somente por "ouvir dizer". É o que acontece com a leitura. Sempre ouvimos: brasileiro não lê, brasileiro não gosta de ler, brasileiro não compra livro. Será mesmo verdade??
A pesquisa "Retratos da Leitura", entre muitas outras respostas, nos oferece dados confiáveis sobre os percursos de leitura do brasileiro. Uma leitura desse texto é bastante reveladora e nos ajuda a conhecer melhor o que pensam os brasileiros sobre a leitura para, como professores, podermos atuar de maneira mais segura, tendo em vista um trabalho que beneficie a atividade leitora.
Boas leituras e reflexões!
http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/dados/anexos/48.pdf
sexta-feira, 12 de março de 2010
Sobre Leitura e Matemática: conversas interessantes
Caríssimos,
Iniciamos, a partir de hoje, um itinerário em busca de respostas a respeito do fenômeno da leitura. Para nos ajudar nessa busca, nessa caminhada, proponho a leitura de um interessante trabalho de pesquisa realizado pela revista Nova Escola.
Boas leituras e reflexões.
Marcilene Bueno
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/desafio-ler-compreender-todas-disciplinas-525311.shtml
Iniciamos, a partir de hoje, um itinerário em busca de respostas a respeito do fenômeno da leitura. Para nos ajudar nessa busca, nessa caminhada, proponho a leitura de um interessante trabalho de pesquisa realizado pela revista Nova Escola.
Boas leituras e reflexões.
Marcilene Bueno
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/desafio-ler-compreender-todas-disciplinas-525311.shtml
sábado, 6 de março de 2010
Dissertações científicas: uma prática de escrita de textos
Caros amigos,
Hoje vamos realizar uma atividade de escrita científica. Conforme os elementos conceituais dados em classe, vocês terão de redigir para o texto "Alguns Modos de Ver e Conceber o Ensino de Matemática no Brasil", de Dario Fiorentini, uma resenha. A resenha inclui o resumo do texto, somada a opinião crítica do leitor. Como o artigo que dará origem ao texto é de 16 folhas, limitamos o tamanho da resenha ao mínino de 90 linhas.
Por fim, lembrem-se de que esta é uma atividade que complementa a carga horária do curso, do dia 06 de março, conforme o combinado. Por isso, ela é mais longa. O prazo final para realização e postagem da atividade, no espaço comentários ou, se preferirem, enviando para o e-mail marcilex@gmail.com, é 12 de março, até às 23h59min.
O texto que precisam ler e resenhar ("Alguns Modos de Ver e Conceber o Ensino de Matemática no Brasil") é um arquivo em PDF e poderá ser encontrado no GOOGLE. Escrevam o título todo do artigo em tal buscador e obterão várias respostas; uma delas é a cópia integral do arquivo. Se encontrarem qualquer dificuldade em achar o texto, enviem-me um e-mail que retornarei com a cópia do artigo anexa.
Boas reflexões e bom trabalho.
Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
Hoje vamos realizar uma atividade de escrita científica. Conforme os elementos conceituais dados em classe, vocês terão de redigir para o texto "Alguns Modos de Ver e Conceber o Ensino de Matemática no Brasil", de Dario Fiorentini, uma resenha. A resenha inclui o resumo do texto, somada a opinião crítica do leitor. Como o artigo que dará origem ao texto é de 16 folhas, limitamos o tamanho da resenha ao mínino de 90 linhas.
Por fim, lembrem-se de que esta é uma atividade que complementa a carga horária do curso, do dia 06 de março, conforme o combinado. Por isso, ela é mais longa. O prazo final para realização e postagem da atividade, no espaço comentários ou, se preferirem, enviando para o e-mail marcilex@gmail.com, é 12 de março, até às 23h59min.
O texto que precisam ler e resenhar ("Alguns Modos de Ver e Conceber o Ensino de Matemática no Brasil") é um arquivo em PDF e poderá ser encontrado no GOOGLE. Escrevam o título todo do artigo em tal buscador e obterão várias respostas; uma delas é a cópia integral do arquivo. Se encontrarem qualquer dificuldade em achar o texto, enviem-me um e-mail que retornarei com a cópia do artigo anexa.
Boas reflexões e bom trabalho.
Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
Assinar:
Postagens (Atom)