quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Turismo, cultura, olimpíadas.

Caros amigos,

Além de ler, analisar e compreender, chegou a hora de escrever!!! Desta vez nosso encontro não vai ser presencial, mas isso não é problema. O importante é gerar proximidade: virtual ou real. Como combinado, hoje nosso compromisso é com as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Para tanto, solicito que vocês façam um passeio pela internet e  possam encontrar notícias relevantes sobre o assunto em discussão. Minhas sugestão é que visitem os grandes portais de notícias : UOL, TERRA, GLOBO em seus específicos ambientes de discussão de esportes e de Turismo. Depois, postem um comentário no qual vocês respondam: Para o turismo brasileiro, quais os impactos da realizaçãodas Olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro?

Boas leituras e análises,

Marcilene

sábado, 24 de outubro de 2009

Ler e escrever na cultura digital

Ler e escrever na cutura digital: facilidades? dificuldades?
O certo é que a área é vasta e a pesquisa ainda limitada. Por isso, quanto mais refletirmos e analisarmo, mais entenderemos ess "novo" universo. Penso que só não podemos ficar alheios, alienados, achando que esse assunto não é de nossa alçada.
Assim, para mais uma jornada de comentários e debates, indico o site abaixo:

http://www.idprojetoseducacionais.com.br/artigos/Ler_e_escrever_na_cultura_digital.pdf

Grande abraço,

Marcilene Bueno

sábado, 17 de outubro de 2009

A leitura no hipertexto e o ambiente escolar.

O que preocupa muitos educadores nos nossos dias é: como formar para esse novo ambiente de leitura, o virtual?  Será a escola um espaço "preparado" para discutir temas como leitor navegador ou saltador, escrita coletiva?

Talvez o início da discussão deve ser o conhecer experiências de utilização do hipertexto como ferramenta para a promoção da gestão segura de informações e da leitura interativa. Para tanto, listo como sugestões para o conhecimento de vocês alguns sites que considero provocadores. Para começar, apresento sites sobre o assunto "Literatura", um assunto, às vezes, considerado "sagrado" por nós. Será que a literatura ou o assunto literatura na internet deixou de ser "sério"? Vejamos:

http://www.literaturavirtual.com.br/?link=inicial
http://vbookstore.uol.com.br/nacional/
http://www.bibvirtuais.ufrj.br/literatura/ (atenção para o item Criação Online)

Experiência Hipertextual

Mais do que falar sobre a leitura no ambiente virtual, é preciso experimentar.

Para começar, ofereço a possibilidade de uma experiência hipertextual por meio do trabalho de doutoramento de Maria Helena Pereira Dias. Para isso acessem:

http://www.unicamp.br/~hans/mh/

Experimentem a leitura para depois conversarmos: que destaques quer fazer da leitura realizada? o que é diferente nela? você consegue descrever a sensação?

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ler sobre a leitura.

Se o assunto é leitura, é preciso ler a respeito a fim de entendê-lo melhor. Em minha opinião, um bom início é o da história. História da leitura: resgatar sentidos para produzir novos sentidos. Assim, são excelentes itinerários de leitura, os seguintes:

http://www.scielo.br/pdf/ea/v5n11/v5n11a10.pdf

http://www.unicamp.br/iel/memoria/projetos/tese8.html

O primeiro link nos levará a um texto de Roger Chartier no qual o autor discute um pouco da história da leitura. Na página 177, encontramos uma interessante discussão a respeito da construção do sentido e que vale muito, além de outras páginas, ler com cuidado e atenção.

O segundo link apresenta-nos a tese de doutoramento de Miriam Zapone, do qual será necessário fazer download, sobre as práticas de leitura na escola que é, em seu capítulo 2 (Abordagens da Leitura em Circulação no Brasil) elucidador para entendermos as práticas que realizamos em sala de aula, se somos professores, ou reconhecermos as práticas a que fomos submetidos, se alunos.

Boas leituras e reflexões para todos!

Marcilene Bueno

O Assunto é leitura

Este é um espaço para " pensar linguagem" que, eu, entendo como a capacidade - extraordinária - do ser humano de produzir comunicação. Para começar, quero falar sobre a leitura. Especialmente sobre a leitura nos "oceanos da internet", como pontua uma obra de Ezequiel Teodoro. Sobram perguntas e perplexidades: o que é ótimo! Há muito espaço para pesquisa, para a reflexão, para o diálogo.

Que possamos começar com vigor, abertos às novas perspectivas comunicativas do universo contemporâneo!